CIENTISTAS DESCOBREM ARANHAS COM MIRA LAYZER!



Cientistas da Universidade da Cidade de Osaka, no Japão, estudaram uma espécie de aranha-saltadora (Hasarius adansoni) e descobriram que o animal possui um sistema baseado na luz verde para enxergar em profundidade e conseguir saltar sobre as presas. O trabalho foi divulgado na revista "Science" dessa semana.

Humanos conseguem saber a distância dos objetos ao ajustar constantemente a grossura do cristalino -- uma lente dentro do olho que permite a projeção das imagens na retina. Outros animais movimentam a cabeça para poder estimar quão longe um objeto está em um processo conhecido como paralaxe do movimento.



Já a espécie de aranha-saltadora estudada pelos japoneses não utiliza nenhuma dessas opções para ver as presas. Segundo os pesquisadores, elas usam um sistema de visão que se baseia em duas versões para uma mesma imagem: uma borrada e outra nítida.

Essa espécie de aranha possui quatro pares de olhos, dois deles voltados para frente. No experimento, os pesquisadores taparam os olhos laterais. Isso não impediu as aranhas de enxergar os objetos que eram mostrados pela equipe.

Ao analisar as camadas que formam a retina de um dos olhos frontais das aranhas, os cientistas descobriram que aquela região não consegue "focar" direito a luz verde. Quando elas observam um objeto, partes da imagem em foco e outras, ligadas à luz verde, aparecem desfocadas.

Essa diferença permite as aranhas identificarem os objetos. A prova é que o desempenho delas para caça é bem melhor quando submetidas a um ambiente com luz verde. Os cientistas realizaram um teste iluminando as aranhas com luz vermelha: o resultado foi um "desastre" nas tentativas de acertar a presa, com as aranhas quase sempre errando o alvo.

ARANHAS VÃO SE TRANSFORMAR EM PREDADORES!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MUSICAS QUE O FORRÓ ESTRAGOU

CADE O LEO, CADE O LEO, O LEO ONE É QUE ESTÁ?