KATANA!



A espada foi a arma mais usada no japão medieval, um periodo de muitos duelos entre samurais e ninjas. Tão grande era a importancia de uma espada que fora declarada privilégio exclusivo da classe guerreira. Como disse um vez Tokugawa "A espada é a alma do samurai...






Naquele tempo um samurai era facilmente reconhecido pelas ruas por portar duas espadas, uma longa, a Katana e outra mais curta, a Wakizachi. A Katana era utilizada nas lutas em locais amplos e abertos e a Wakizachi em locais fechados com menos espaço. O conjunto dessas duas espadas representa o estatuto máximo dos samurais, simbolizando o orgulho do guerreiro. Havia também uma terceira arma, o Tanto, esse era uma faca fina e pequena que ficava escondida nas vestes do samurai, era utilizada só em emergências.

Alguns estilos de luta possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo, alguns samurais acreditavam ser indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada.

O conjunto da Katana com a Wakizachi e o Tanto se chama Daisho, fazendo uma tradução literal significa "grande e pequeno"

Abaixo uma foto com as três armas que formam o Daisho



Mas hoje vamos nos concentrar na Katana.

A Katana é o sabre longo japonês, arma padrão de samurais e ninjas. Existem dois tipos de Katanas, a Katana Ninja e a Katana Samurai.

A Katana Ninja é reta, com a ponta também reta e não tem uma lamina muito afiada.
Já a Katana Samurai possui uma leve curvatura com a ponta em meia curva, e essa sim é muito afiada.

Essa diferença entre as duas Katanas existe porque um ninja leva suas espadas nas costas e para utilizá-la retira-a da bainha e faz um ataque vertical de cima para baixo como uma guilhotina manual, já os samurais levam as espadas na altura da cintura e quando atacam fazem um corte transversal de baixo para cima. A curvatura agiliza e ajuda no ataque.
As duas Katanas tem gume apenas em um dos lados.

Abaixo uma foto em que se pode ver os dois tipos, reparem como a diferença pode ser simples e quase imperceptível.



Para um samurai ou ninja a espada é muito mais que uma arma, é uma extensão de seu corpo e sua mente. Forjada cuidadosamente, desde a ponta até a curvatura da lâmina eram feitas a mão, para uma Katana ser considerada boa necessita ser feita a partir de um bom metal e qualquer descuido no tempo de aquecimento, qualquer martelada fora de hora, pode ocasionar em uma Katana ruim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MUSICAS QUE O FORRÓ ESTRAGOU

CADE O LEO, CADE O LEO, O LEO ONE É QUE ESTÁ?