NOVA INTERFACE GRÁFICA DO WINDOWS 8


A Microsoft apresentou a nova interface gráfica do Windows 8 na última quarta-feira durante a conferência All Things Digital (D9).
A próxima versão do Windows está sendo chamada, ao menos provisoriamente, de Windows 8. Mas o próprio presidente da divisão Windows e Windows Live, Steven Sinofsky, afirmou que Windows 8 é um codinome e não o nome oficial do sucessor do Windows 7.
A nova interface gráfica, sensível ao toque e com suporte para gestos, é claramente inspirada no Windows Phone 7 e tem como base o mesmo conceito de “tiles” (tijolos, traduzindo literalmente) presente no sistema operacional da Microsoft para smartphones. Os “tiles” são parecidos com ícones que representam as funcionalidades do sistema na tela principal porém ocupam mais espaço (e consequentemente apresentam mais informações) e podem exibir atualizaçoes em tempo real (live tiles).
Essa nova interface funcionará também com o mouse e o teclado. Um dos recursos mais interessantes apresentados foi a possibilidade de fixar uma aplicação em um dos cantos da tela (snap) enquanto uma outra é executada do lado oposto. Quanto ao navegador, o Windows 8 trará o Internet Explorer 10 com aceleração via hardware.
Os aplicativos serão baseados no padrão HTML5 e na linguagem JavaScript e rodarão em tela cheia. O Windows 8 suportará as aplicações atuais tornando a migração muito fácil para os atuais usuários do Windows 7, principalmente para as empresas. Nenhuma informação foi divulgada sobre um possível suporte para aplicações Silverlight.
Essa nova interface não é exclusividade da próxima geração de tablets que será lançada a partir do ano que vem (2012) pelos parceiros da Microsoft. Ela será a interface padrão dos dispositivos após a instalação do Windows 8. Mudança radical para quem está acostumado com a área de trabalho e seus ícones, certo? Mas não se preocupe pois você poderá voltar para a interface baseada na área de trabalho e seus ícones a qualquer momento.
Novas informações serão apresentadas durante a conferência BUILD: Windows em setembro. Quem sabe não seremos presenteados com uma versão beta do Windows 8? :)
Abaixo você poderá conferir dois vídeos sobre a apresentação do Windows 8. O primeiro é de um membro da equipe Windows User Experience, Jensen Harris, que faz uma demonstração da nova interface gráfica.
Esse segundo vídeo mostra o presidente da divisão Windows e Windows Live, Steven Sinofsky, na conferência All Things Digital (D9) e uma rápida demonstração dos recursos do Windows 8 e sua nova interface gráfica. Clique aqui para assistir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MUSICAS QUE O FORRÓ ESTRAGOU

CADE O LEO, CADE O LEO, O LEO ONE É QUE ESTÁ?